segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desenvolvimento Sustentável



Há muitos termos relativamente novos ou com novos usos que são muito falados nos dias de hoje relativos às questões da responsabilidade social e da gestão ambiental, e mesmo sendo muito utilizados, na maioria das vezes são ainda, pouco compreendidos. Desenvolvimento sustentável é um desses termos, fala-se tanto de sustentabilidade hoje, mas o que realmente significa?


Há várias formas de se explicar esse termo, uma delas é de que ele representa o progresso econômico aliado ao bem estar social e à boa gestão ambiental. Isto é, quando falamos de desenvolvimento sustentável, estamos falando de desenvolvimento, mas não um desenvolvimento qualquer ou a qualquer custo, mas sim, de um progresso econômico que leva em conta as questões social e ambiental. Sem um desses pontos, pode haver “progresso”, pode haver “desenvolvimento”, mas nunca será sustentável, nunca será duradouro, nunca se manterá no tempo, se deixar de incluir a preocupação e as ações voltadas para a educação e transformação social e para o não esgotamento dos recursos naturais para as gerações futuras.


Há cinco dimensões relativas ao desenvolvimento sustentável, são elas:


• Social - focada em uma distribuição mais igualitária de renda entre diferentes regiões;


• Econômica – focada no investimento e no gerenciamento eficientes de recursos financeiros visando a sustentabilidade;


• Ecológica – focada no uso potencial dos recursos, na limitação do consumo, na conservação e na redução do impacto ambiental;


• Espacial – focada na melhor distribuição dos assentamentos humanos e de suas atividades econômicas pelos diversos territórios, de maneira a gerar maior equilíbrio e intensificar as reservas naturais;


• Cultural – focada em mudanças geradas por soluções locais que respeitam as diferenças culturais e as características específicas de cada lugar.


Ao estudarmos essas cinco dimensões, não há como duvidar o quanto cada uma delas é essencial a um entendimento mais amplo do desenvolvimento sustentável e à sua prática, pois se focarmos em apenas uma dessas dimensões, certamente não obteremos os resultados esperados.


A realidade socioambiental é um conjunto formado por diversos fatores que sempre deverão ser levados em conta para o alcance eficaz e duradouro dos objetivos propostos, dessa maneira, não podemos dissociar nenhum dessas dimensões para compreendermos e praticarmos qualquer ação que vise a sustentabilidade da mesma.


por Patrícia Reis

19 comentários:

  1. Parabéns, muito legal o blog.
    Valquiria M7

    ResponderExcluir
  2. Bom Patricia, realmente não tem como dissociar as 5 dimensões relativas ao desenvolvimento sustentável.O social, econômico,ecológico, espacial e cultural se completam, embora acho que dependendo de cada região e sua população é necessário enumerar. Por exemplo, iniciar um projeto de desenvolvimento sustetável em uma região pobre e carente de informação o que pesaria mais, assim como numa aldeia aonde a continuação da cultura e costumes é mais importante ou até mesmo num país tecnologicamente desenvolvido e capitalista. Sempre uma vai ter mais força que a outra, daí fica claro o conhencimento com uma visão periferica para determinar como iniciar um trabalho de desenvolvimento sustetável.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Prof. Parabéns pelo Blog! E com relação às cinco dimensões da matéria de capa (Desenvolvimento Sustentável), acredito que o foco deve ser de acordo com a carência de cada região, como pontuou o comentário anterior. O que não pode haver é a falta ou carência de um deles por interesses alheios, de quem esta à frente do projeto, EX: "Não investir na dimensão cultural porque é caro de autos gastos ou não fazer um projeto com todas as dimensões, porém com ênfase na social, porque o partido não é o Verde, e o retorno percebido é em longo prazo!

    Sérgio De Paula N7.

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz pela riqueza dos comentários de Jo e Serginho. No post quis deixar claro a importância de não deixarmos de lado nenhuma das dimensões que trará uma amplitude mais significativa à sustentabilidade em si, do ponto de vista do desenvolvimento como um todo. Porém, como eles disseram e eu concordo, de acordo com a realidade em questão, será necessário ajustar e eventualmente priorizar mais uma dimensão que outra, embora sem nunca deixar de levar em conta nenhuma delas.

    ResponderExcluir
  6. Olá, entrei pela 1ª vez, mas já gostei. Esse blog tá muito rico em informações de interesses humanitários.
    Mas, à respeito do desenvolvimento sustentável, diga-se de passagem, é coisa que muita gente fala, mas que muitas vezes nem sabem o que de fato estão falando, é um assunto de extrema importância a nível mundial, pois todos devem ter o mínimo de consciência que seja, para que o mundo venha a melhorar cada vez mais e não ser destruído. É isso mesmo, "DESTRUÍDO", pq imagina como ficará a vida humana no dia em que não houver mais petróleo, água potável, por exemplo... Sabemos que não é exatamente dessa forma, pq o homem vai criar algo p q seja renovada a água do mar por exemplo, mas pq não zelarmos o que temos hj de graça, dado pela natureza??? Quanto às condições de lugar p/ lugar, sabemos que e muito difícil conseguir, mas não é impossível. Temos que educar nossos filhos com essa consciência, pois o mundo será deles e dos filhos deles, e com a educação que eles podem ter hj, dada por nós, é certo que tudo pode ser diferente. Então, só nos resta fazermos nossa parte e repassar a consciência à quem for possível.
    Acredito num mundo melhor!
    Priscila Lira FAMA M1-MANHÃ

    ResponderExcluir
  7. Patrícia, a sua iniciativa é exemplar e deveria ser seguida por todos... A idéia de propor que os próprios alunos criem os projetos em relação a responsabilidade social é simplesmente divina, pois , faz com que possam ter uma real noção do que é ter responsabilidade social. Tirar a parte teórica do papel é fundamental, porque só na prática para entendermos melhor essas cinco dimensões e ver qual o real valor de cada uma e para criar uma conscientização mais sólida, e assim podendo tornar essas ações em hábitos.

    Tarciana Abreu - N2

    ResponderExcluir
  8. Patrícia a sua iniciativa e realmente umas das suas maiores virtudes, a consciência socil ambiental e oque falta na atualidade. EU principalmente achei o arquivo PIXEL muito interessante poís e uma coisa simples é de grande utilidade.

    ResponderExcluir
  9. "´ É louvável toda essa preocupação mas acredito que o problema é bem maior
    envolve vários segmentos da sociedade, as quais não se tem muito controle,
    não é fácil, pra não se dizer impossível que vá se pensar em salvar o planeta
    quando só o que vemos é um investimento pesado por mais e mais consumo.
    Fazemos a nossa parte..será ?
    Lua Babuska - FAMA N2

    ResponderExcluir
  10. a ideia realmente é otima, mas muita gente ainda nao enxerga o quanto isso é importante e preocupante, cada um tem que fazer pelomenos a sua parte e um pouco mais.

    ResponderExcluir
  11. Consciência socioambiental é deveras importante,pois hoje em dia é grande a busca por soluções ambientais para os mais derivados problemas.

    Das cinco dimensões relativas ao desenvolvimento sustentável,(na minha opinião) a mais importante é a cultural,pois nossa sociedade é ecologicamente irresponsável.

    IGOR AMORIM N:02

    ResponderExcluir
  12. É lamentavel em pleno terceiro milenio uma parte da sociedade ao seja uma classe menos favorecida esquecida por nossos administradores que se dizem defensores das classes C e D e etc... Estarempassando por mizerias iguais a estas. Foi noticia por um dia e sera esquecida por uma eternidade. Pois fatos como estes não redem votos aos nossos adm`s

    ResponderExcluir
  13. essa idea e otima,pena que nossa sociedade e ecologicamente desprocupdada com todo isso que agente saber a importantacia disso pra sociedade tual.
    coisa simple e de grande importancia pra nosso contidiano.

    ResponderExcluir
  14. Wellington José N6 Noite

    Desenvolvimento sustentavel.

    Crescer significa aumentar a exploração
    acima do que exploramos. Se vamos
    aumentar precisamos de mais recursos. Por isto questionamos se desenvolvimento
    sustentável é compatível com crescimento. Maior crescimento populacional, maior
    demanda por produtos industriais, ou seja, crescimento, e isto é o centro da crise.
    O desenvolvimentoeconômico precisam de água limpa, habitação, remédios e emprego;Portanto, é imprescindível que se cresça,
    enquanto isto, as nações mais desenvolvidas argúem que também precisam de
    crescimento econômico para manter seus padrões de vida. E como citado nos muitos
    relatórios, a pobreza do terceiro mundo é responsável pela maior contribuição em
    termos de desmatamento, contaminação de água, pastagens extensivas e erosão de solo.

    Wellington José N6 Noite-FAMA

    ResponderExcluir
  15. Como o próprio nome já diz , Desenvolvimento Sustentável, não basta apenas desenvolver e não manter; para que isso seja possível, são estabelecidos cinco dimensões relativas, nas quais são: o social,econõmica, ecológico, espacial e cultural. E que devém ser trabalhadas juntas para chegar a um objetivo e resolver qualquer problema que venha a existir, dependendo da situação , algumas delas podem ser estudadas e trabalhadas com um foco maior.

    Valéria Saturnino
    Turma N6

    ResponderExcluir
  16. O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL ATENDE AS NECESSIDADES DA ATUAL E FUTURA GERAÇÃO SEM COMPROMETER O MEIO AMBIENTE E SUAS PRÓPRIAS DEMANDAS. ISSO SIGNIFICA USAR OS RECURSOS NATURAIS COM RESPEITO AO PROXIMO E AO MEIO AMBIENTE. O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ABRANGE VÁRIAS ÁREAS COMO FOI RELACIONADO NO BLOG MAS O FUNDAMENTAL É O EQUILIBRIO ENTRE A REALIZAÇÃO HUMANAS E CULTURAL.
    ESSAS CINCO DEMANDAS TRABALHA JUNTAS E DE FORMA CONSTRUTIVA PARA O CRESCIMENTO GLOBAL.

    PARABÉNS PELO BLOG PROFESSORA.


    STEFHANY FURUYA DA SILVA
    N-6 ADMINISTRAÇÃO

    ResponderExcluir
  17. Estamos ficando cada vez mais sem os recursos naturais que estão sendo utilizados além do necessário e muitas vezes são desperdiçados. É primordial que tenhamos um desenvolvimento sustentável mais amplo e focarmos nas cinco dimensões.
    Devemos ter uma maior conscientização, sermos mais responsáveis ecologicamente, para que as futuras gerações tenham um planeta melhor para viver.
    Zamir Medeiros turma N 6 . FAMA.

    ResponderExcluir
  18. Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente, ou seja é uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar ou impedir o desenvolvimento no futuro. O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, mas sim, como uma medida brusca e evolutiva que exige rápida adaptação sendo uma necessidade, que tem real importância nos tempos atuais. Portanto as cinco dimensões são dependentes uma da outra para que caminhem lado a lado para um futuro melhor.

    Prof. Passei do prazo,mas,considere por favor.Obg.
    Thiago Siqueira, turma-N6

    ResponderExcluir
  19. “Gostaria de indicar um site, o www.jzmagazine.com.br. Nele tem roupas masculinas, femininas, utilidades domesticas e outros. Quem quiser comprar para revender, ou para si mesmo sem gastar muito, fica a dica

    NÃO TEM VALOR MINIMO PARA COMPRA, O CLIENTE COMPRA O VALOR QUE QUISER”.

    J.Z. Magazine

    ResponderExcluir